segunda-feira, 18 de abril de 2011

Gentilezas


Ontem, lendo uma reportagem de uma revista que gosto muito, li acerca de pequenos gestos que tanto contribuem para um dia a dia melhor.
Vi também, que dentro da minha casa, quando as crianças cooperam com a rotina, o nosso dia fica muito mais gostoso.
É importante fazer com que nossos filhos sejam gentis!
E que comecemos a pregar isto dentro de nossa casa, com a cooperação das tarefas diárias e por que não de nossos pequenos prazeres...
Ontem de noite fizemos pizza: eu fiz a massa, a Vi fez o seu primeiro molho de tomate, e com a ajuda do Nicas colocou a mesa ( que decorou com flores) - é ou não é uma atitude gentil?
Os meus pequenos começaram a perceber que tudo que fazemos em benefício dos outros retorna em coisas boas para nos mesmos e que é uma delícia nos sentirmos bem, por termos feito uma boa ação.
Por exemplo: ao ajuntar os brinquedos, eles aprendem: a arrumar a bagunça, a conservar o brinquedo com o qual estão brincando, a reconhecer onde o brinquedo está (quando se quer brincar com ele novamente), a ter noção de coletividade, e outras coisas mais.
Não trata-se apenas de fazermos as coisas por obrigação, mas de sentirmos prazer de realizarmos coisas que são comuns aos olhos dos mortais: um beijo de bom dia, ou simplesmente dizer "Bom Dia!", "Boa Tarde!", "Boa Noite!", recolher um papelzinho que algum desleixado jogou na rua (afinal, o meio ambiente também gosta de gentilezas), plantar uma arvore, oferecer uma balinha prá alguém ( mas pelo amor de Deus, não façam como uma mulher fez outro dia comigo na rua! A simpática senhora tomava um sorvetão, e estava um calor daqueles! Aí a Maria Clara secando o sorvete dela e a fofa me disse toda solicita: quer dar um pouquinho pra ela? Tá limpinho, viu!?. - só que sorvete lambido, é que nem escova de dentes usada: você não dá, nem empresta! - mas isso não quer dizer que a atitude da mulher não tenho sido gentil!
Dizer por favor, obrigada, ser simpático, sorrir...
Ouvir alguém que está precisando desabafar...
Doe sangue! Dê Flores! Converse com alguém só prá descontrair!
Tudo isso pode fazer uma pessoa e um mundo melhor!
E mais uma vez repito: somos responsáveis pelo mundo em que vivemos, temos que fazer a nossa parte!
Espero que hoje eu tenha feito a minha contribuição: "Que Deus os abençõe e tenham uma ótima semana, com muitas gentilezas!"
Bjks e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário