sábado, 23 de abril de 2011

Páscoa e algo mais


Olá!
Como vcs tem passado?
Espero que todos com muitas novidades boas e aproveitando imensamente o feriadão!
Aqui a casa está cheia todos os dias.
Estamos recebendo a família e amigos queridos.
Piscina, cervejinha, comidinhas, música: quem não gosta de pelo menos uma dessas coisas?
Prá variar, por conta da semana curta não consegui postar.
E ainda (mais uma vez) fui inventar moda: fiz mais de 100 ovos de Páscoa, todos trufados, dos mais variados tipos:  brigadeiro, prestígio, limão, framboesa, damasco, etc.
Amei a experiência!
Além de ser muito legal trabalhar com o chocolate, as crianças vão ganhar uma coisa bem diferente este ano.
Primeiro por que foi a mamãe quem fez, segundo por que paramos um pouco com esta idéia "comercial" de ovos de páscoa: na minha época eu adorava ganhar ovos de chocolate, por causa do chocolate, e agora é ovo de tudo quanto!
As crianças não querem o chocolate, querem a surpresa (e digamos de passagem, que tranqueira!) que esta dentro do ovo.
Tira toda a magia do chocolate.
E o coelhinho? Vcs podem me perguntar.
Eu digo que pouco importa. É bonitinho, mas assim como o chocolate não é essencial, mas faz parte. (É que nem a árvore de natal - vem de um ritual pagão - mas ammoooo! Só de pensar em  colocar aquelas bolinhas coloridas e luzinhas em volta... Não modifica, nem diminui o meu amor e respeito por Deus!)
E amanhã, faremos uma caça aos ovos.
Vamos ver como será a bagunça!
Agora independente, do chocolate e do bacalhau (ou peixinho) que não faltam na mesa dos privilegiados, temos que nos remeter ao verdadeiro significado da páscoa!
As vezes fico um pouco preocupada com todo o comércio que  permeia as datas comemorativas.
Tento fazer com que as crianças entendam o significado real das datas.
Então, vou dar uma relembrada com vocês na circunstância de Páscoa.

A Páscoa Cristã
 Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação. - fonte Wikipédia.
Biblicamente, adoro o relato de Lucas, 24, 1-53.


A Páscoa Judaica 

Segundo a Bíblia (Livro do Êxodo), Deus mandou 10 pragas sobre o Egito. Na última delas (Êxodo cap 12), disse Moisés que todos os primogênitos egípcios seriam exterminados (com a passagem do anjo da morte por sobre suas casas), mas os de Israel seriam poupados. Para isso, o povo de Israel deveria imolar um cordeiro, passar o sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas, e o anjo passaria por elas sem ferir seus primogênitos. Todos os demais primogênitos do Egito foram mortos, do filho do Faraó aos filhos dos prisioneiros. Isso causou intenso clamor dentre o povo egípcio, que culminou com a decisão do Faraó de libertar o povo de Israel, dando início ao Êxodo de Israel para a Terra Prometida.
A Bíblia judaica institui a celebração do Pessach em Êxodo 12, 14: Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra de Adonai: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua .
fonte Wikipédia.
A palavra Páscoa em várias línguas

Enfim, estas são apenas algumas coisinhas bem básicas sobre a Páscoa, mas de qualquer maneira acho que a palavra que mais combina com ela é LIBERTAÇÃO!
Libertação do que é mau, e nos causa sofrimento.
Libertação de nossos pecados.
Então, nada melhor, ( oh, eu falando de novo a mesma coisa!) que tentarmos ser um pouquinho menos egoístas e olharmos para o próximo com menos descaso,  fazermos um pouquinho por alguém que precisa.
Tem muita criança que além de não entender a significado real da páscoa (libertação do que é mal), também não vai sentir o gostinho de um chocolate.
Aproveite para fazer uma dessas crianças mais felizes: se você ganhar um monte de chocolate divida, ou compre para presentear alguém menos privilegiado. 
Aqui, vamos adoçar a Páscoa de 120 crianças.
Não vamos resolver os seus problemas, mas pelo menos por alguns instantes, vamos deixar a vida delas um pouco mais doces, literalmente falando.
Pensem nisso!
Uma feliz Páscoa para todos vocês e fiquem com Deus.
Bjka e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário