terça-feira, 3 de maio de 2011

O caus na saúde privada de são paulo

Hoje, na realidade, não trata-se de uma postagem, estou escrevendo.
A postagem é uma cópia do que fui impelida a escrever enquanto aguardava o atendimento do Nicolas e Maria Clara no hospital.
"São 19:00 horas e estou aguardando a finalização do atendimento do Nicas e da Mari.
Nosso final de semana foi assim: dor de garganta, febre manha, manha, dor de garganta, febre, pronto socorro e fila de espera.
E aqui sentada, enquanto aguardo vou olhando ao meu redor: impaciência, indignação, frustração, resignação...
E todo mundo reclama.
E ontem, vi uma coisa mais perturbadora: um pai, aguardava o laudo dos exames de sangue da filhinha. Estava a horas no hospital. Foi chamado, e em poucos segundos começou o maior bate boca, entre ele, médica e enfermeiras, e claro contando com a brilhante presença do Sr. Segurança.
Tudo, porque não foi possível concluir o exame, por conta de "a quantidade colhida na amostra ser insuficiente" - Dale coletar sangue da menina de novo! O pai virou um bicho!
E você o que faria?
Eu me coloquei no lugar daquele homem, no qual todo mundo como eu julgava.
E ele sabia que estava sendo julgado.
Eu, Daniela, com muita raiva, iria realizar o exame novamente, por que iria querer sair do hospital com um diagnóstico.
Mas aquele homem, inconformado (e justamente), anotou o nome da chefe de enfermagem, da pediatra, e sei lá mais de quem e foi embora, sem ter o diagnostico médico da filhinha.
Eu fiquei louca...
Por dentro minha sirene apitava!!!!!!!!!!!!!!
O tempo médio para um atendimento nas emergências de pronto socorros particulares de São Paulo, é de 2 horas.
Isso se você não for precisar realizar exames laboratoriais... Aí você pode demorar até 5 horas para sair com um diagnóstico do hospital.
Ou seja, para passarmos pela emergência, precisamos: ter de fato a necessidade (agora me conta, quem é que aguenta ficar com o filho tendo febre 3 dias, até procurar atendimento?), muita fé e paciência.
Junto comigo, nestes dois dias, os mais variados quadros, gripes, tosse, mordida de inseto, febre, os mais típicos quadros de virose e até uma suspeita de meningite.
Todos esperando. As crianças pacientes, impacientes.
Aí nas dadas "conversas de corredor médico", uma senhora, começou a falar, que no Sírio Libanês, no Einstein, no São Luiz, estava tudo a mesma coisa.
E todo mundo indignado.
E sabe por que?
Porque pagamos para ter este atendimento. E na realidade pagamos duas vezes, pois como contribuintes, recolhemos os impostos que servem para custear o sistema de saúde  do país, e pagamos o plano de saúde para fugirmos deste próprio sistema de custeamos e que está um caos.
Querido leitores, o fato é que as pessoas que tem o plano de saúde são de fato mais privilegiadas, que a população em geral.
Todos já devem saber da falta de pediatras para atendimento médico.
É trabalhoso, mal remunerado, não tem horário de trabalho (quantas vezes não ligamos prá ter um socorro,  como eles pudessem diagnosticar nossos filhos pela linha telefônica...?). Não é uma especialização viável...
Quem o faz, hoje é por amor.
Quanto tempo demora o atendimento de uma criança em um hospital público?
As vezes, as pessoas vão embora sem atendimento.
Aqui na minha cidade, não é toda hora que tem pediatra na Santa Casa, nem ortopedista, nem ginecologista...
A coisa mais comum é uma criança ser atendida por um clínico geral...
Uma consulta particular com um pediatra, custa de R$ 120,00 a R$ 200,00 (isto em São Roque).
Considerando que o salário mínimo é de R$ 545,00, quem se habilita?
E uma coisa puxa a outra.
E a nós, o que nos resta?
Sentar, aguardar, levar um kit marmita, brinquedo, troca de roupa, água, suco, e uma dose bem grande de paciência...
O que nos resta: inconformismo e paciência...
E agradecer à aqueles que seguem a profissão de pediatra por devoção: Muito Obrigada!
São 19:45, estou deixando o hospital, com o diagnostico em mãos. Estou cega de raiva e de cansaço, e com uma sensação de vitória por ter chegado ao fim... As crianças também se rendem e desabam no carro.  
Medicação, afastamento da escola e tempo...
O tempo cura tudo... Será?
Será que o tempo curará a ineficiência da saúde no nosso País? "
Fica a dúvida.
Até a próxima... Boa Semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário