terça-feira, 23 de novembro de 2010

Questão de Solidariedade

Acabou o ano.
Adeus ano velho, feliz ano novo!
Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: o que você fez por alguém este ano?
Respostas:
a-) Você ajudou um amigo?
b-) Você ajudou alguém de sua família?
c-) Ajudou um estranho?
d-) Não ajudou ninguém?
Pois é, tem muita gente que se identifica com a alternativa d...
Procuro ensinar para os meus filhos que os problemas sociais a nossa volta, não são unica e exclusivamente problema do governo, também temos responsabilidade para com o próximo.
É muito fácil fecharmos os nossos olhos e os de nossos filhos para a realidade, mas não é o mais sensato.
Infelizmente, a cada dia que passa as pessoas se tornam mais centralizadoras, a questão de "ter" e nunca "bastar" é uma problemática do mundo atual.
O Pedro quer um Nintendo DS. O "treco" custa uns R$ 800,00 contos.
Jogo interativo, tira foto, e um trilhão de recursos, que na cabeça de meu filho, valem a "bagatela".
Vou ser sincera: "adorooooo!" vídeo game, mas não acho que o mundo gire em torno do aparelhinho.
Segundo o meu filhote, ele já espera pelo DS há 2 anos... (O dó!!!) e não pode mais viver sem isso!
Aí, ficou decedido que fariamos uma "vaquinha" familiar, para que ele ganhasse o DS no natal.
Só isso, de TODOS!
Aceitou a oferta.
Mas esta semana, ele mudou de opinião: Fomos até uma chacrinha, e a cadelinha basset dos donos do imóvel, deu cria...
Estão vendendo os filhotinhos, e o Pê ficou xonado!!!
"Mãe me dá um cachorrinho?"
"Você troca o DS pelo cachorrinho? (hahaihihihihi, oiiiiiii!)
Depois de pensar uns 30 segundos, me surpreendi com a resposta: "Tá bom, pelo menos o cachorro é um ser vivo!"
Olhem isso!!!!!
Que coisa mais fofa....
Vamos fazer um mutirão aqui em casa e doaremos o que não está sendo mais usado (não estou falando de lixo, de coisas que você não quer e que ninguém vai querer tb), tô falando de coisas boas e que você não usa e que outras pessoas podem usar.
Brinquedos também estão na pauta, afinal eles têm tanto, não é verdade?
Na escola vai ter a campanha do porquinho de natal, para arrecadação em pró de crianças carentes aqui da cidade.
Na igreja tb têm o natal solidário.
Meus filhos estão aprendendo a dar e receber e a dar valor ao que eles já possuem.
Meus filhos estão aprendendo a não ter apego a bens materiais.
Estão aprendendo que o mais valioso é o ser humano.
Aprendendo que dar é bem melhor que receber!
E que ganhar uma coisa especial também é muito bom: o Bolt, o super-salsichão, vai ser muito bem recebido e fará parte de nossa família, e com certeza terá muito mais aventuras com o Pedro, do que o Nintendo DS.
E lembrem-se: não é apenas na época de natal que temos que fazer o bem: a solidariedade, o amor ao próximo pode e deve ser feita o ano todo: as pessoas ao seu redor, que precisam de você agradecem.
Ser solidário é legal!
Bj

Um comentário:

  1. Oi Ne, é apesar de tudo acredito que estamos trilhando o caminho certo. bj

    ResponderExcluir